Vamos aprender inglês?

Hello!

Eu sei que você me conhece (dã! é por isso que está visitando o meu blog) então vamos dispensar apresentações. Certo? ;)
Então, muitos estão CAN-SA-DOS de saber que aprender inglês hoje deixou de ser opção para ser requisito mínimo, assim como em breve um curso de graduação também será. Mas eu sei que nem todos possuem as mesmas facilidades financeiras, temporais e outras limitações para investir-se anos em um curso para aprender um novo idioma. Pensando nisso, eu resolvi compartilhar o meu conhecimento da língua com aqueles que tem a vontade de aprender o idioma mas de alguma forma não conseguem. Mas como aprender inglês de forma simples, rápida e barata? Bem, para começar deixe-me contar a minha história...

Eu perdi o meu pai quando adolescente. Alguns dias antes de eu completar 17 anos, ele partiu. As coisas tiveram de sofrer algumas mudanças em minha casa e o financeiro foi afetado. Um belo dia, uma amiga que havia estudado por 3 anos inglês me convidou para encontrar o seu amigo inglês. Eu não falava uma palavra do idioma e ela tinha de traduzir tudo. Não fiquei constrangido, mas fiquei curioso em aprender a língua. Mas como se o financeiro não ajudava?
Bem, naquela época eu tinha a oportunidade de passar horas em frente ao computador fazendo absolutamente nada. Logo pensei: "Vou aprender inglês pela internet."
Procurei alguns websites e achei um curso básico (e gratuito) de inglês em um website chamado iPED. Hoje ele é pago. Havia a possibilidade de comprar uma apostila com os exercícios e os textos impressos. E foi o que fiz. A partir desse material, comecei o meu estudo.
O tempo foi passando e eu estudando. Sempre pedindo ajuda à minha amiga quando tinha dúvidas, utilizando um pequeno dicionário inglês-português, escutando músicas on-line e acompanhando a letra original e o mais eficiente recurso, o MSN.
Na época o MySpace era a rede social mais popular abroad* enquanto o Orkut era aqui no Brasil. O serviço foi útil na busca de contatos, pois o seu mecanismo de busca por usuários de todo o mundo me ajudou a buscar contatos de diversas partes do globo (que por sinal alguns deles ainda mantenho contato). Com esses contatos, praticava o meu inglês.
Pois bem, o tempo passou mais um pouco e conheci o CouchSurfing. Comecei a hospedar estrangeiros em minha humilde residência e com isso o contato com o idioma se tornou mais frequente e real. Se você é diferente, sabe e gosta de socializar-se com pessoas de diferentes culturas e estilos, este é o seu lugar. Mas eu falo sobre isso em um outro momento.
Pois bem, para encurtar a história, hoje sou capaz de manter uma conversa em inglês, assistir a um show, viajar para o exterior, traduzir e agora ensinar.




Agora que você já conhece a minha história, vamos aos fatos.

1. Primeiramente eu quero lembrar que eu não sou um professor de inglês, nem pretendo ser. Então eu posso cometer erros e peço a compreensão caso eu cometa algum. HÁ FALHAS.
2. Não sou nenhum fluente no idioma, mas quem disse que você precisa ser fluente para se comunicar? Faz-se pouco tempo em que aprendi a falar a palavra cotovelo em inglês e até agora não precisei utilizá-la.
3. A minha intenção é de apenas cooperar com aqueles que querem aprender o inglês falado nas ruas, mídias e internet e compartilhar o que eu sei. Mas sinta-se à vontade de enviar o seu comentário e aceito sugestões sobre o que você gostaria de aprender. But an apple a day*, ok?
4. Sabemos que existem vários tipos de inglês. Os principais são o americano e o britânico. EU, Deric Alves, prefiro o britânico por ser mais fácil para MIM. A pronúncia além de ser mais fácil e menos técnica, é mais formal. Eu falo mais sobre isso ahead*. Sendo assim, o inglês que irei ensinar será baseado no britânico. I am sorry se você prefere o americano, mas pode ficar à vontade para conhecer o inglês que muitos temem. If you want to. Lembre-se: britânicos têm cara feia mas não mordem. Isso também serve para o inglês deles.
5. A minha base de estudos é feita através do site da BBC Learning English. Lá você encontra jogos, textos, áudios, estudos e tudo o mais que você precisar.

6. Se você precisar do uso de algum dicionário, indico o Cambridge Dictionary. Ele é on-line e será muito útil para você conhecer palavras novas e descobrir a pronúncia delas.
7. Caso você queira escutar uma rádio em inglês para acelerar o seu processo de compreensão do idioma, você pode escutar gratuitamente a rádio BBC de Londres pela internet enquanto navega na internet. Eu recomendo a rádio BBC ONE, por tocar músicas atuais.
8. Eu também ensino inglês para as minhas primas de 6, 7 e 8 anos e a ideia de criar um blog para ensinar inglês para crianças está sendo planejado. Espero que se torne realidade soon*.
9. Todas as vezes que você notar um * do lado de alguma palavra ou frase, procure por elas no final do post para mais informações. Chamarei tais informações de 'tags'. 



Bem, acho que você já deve estar falando: "Tá, quando você vai começar a ensinar inglês?".
Pois bem, para começar, você sabe quais palavras são estas? Para ouví-las clique aqui.

/ fɪʃ /
/ kæt /
/ ka: /

Esta é a pronúncia das palavras fish, cat e car. Estranho, não? Sim, à primeira vista.
"Mas Deric,  isso é importante saber na hora de aprender inglês?" Sim. Estou falando dos fonemas.
"Mas qual a importância de aprender fonemas em inglês?" Simples, para não pagar mico.

Você sabe dizer quais palavras são estas? Clique aqui para ouví-las.

/ˈsɪŋə/
/ˈsɪnə/

Não faz ideia, não é mesmo?
Pois é, o estudo dos fonemas é importante justamente por isso, para não confundir. Para explicar melhor esses nossos novos amigos gringos, eu fiz um pequeno artigo que pode ser visualizado clicando aqui.
Agora que você já sabe sobre os fonemas, vamos fazer o primeiro exercício?
Quais são as palavras faladas no áudio? Tente descobrí-las e poste a sua opinião nos comentários. No próximo post eu darei a resposta certa.

Boa sorte e até a próxima.



TAGS

abroad /əˈbrɔ:d/ = (no) estrangeiro.
Ex: Madonna lives abroad. - Madonna mora no estrangeiro.
My friend is from abroad. He is from Russia. - Meu amigo é do estrangeiro. Ele é da Rússia.

an apple a day = expressão em inglês com o sentido de 'um passo de cada vez'.

soon /su:n/ = em breve; logo; etc
Ex: I hope to meet you soon. - Espero te encontrar em breve.

ahead /əˈhed/ = à frente
Ex: Turn left at the traffic lights, and you'll see the hospital straight ahead. - Vire à esquerda no semáforo, e você verá o hospital à sua frente.