quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Por amor de ti, oh Brasil - parte 3

E começa a transformação...

O que não falta são sugestões para mudar o país. Opiniões e idéias andam na boca do povo. Mas coloco em pauta quatro perguntas: O que, quando, onde e porque devemos mudar? Na Bíblia, no livro de Isaías no capítulo 62, encontramos um texto que diz:

“Por amor de Jerusalém não me calarei, nem me aquietarei, até que brilhe a sua retidão como a aurora, e a sua salvação como uma tocha acesa. Sobre os teus muros, oh Jerusalém, o Senhor colocou vigias, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão. Vós que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, nem deis a Ele descanso até que nos ponha por objeto de louvor na terra. Chamados por um novo nome, que a boca do Senhor dirá e a nossa justiça brilhará. Até que nos faça ser coroa de glória nas mãos do nosso Deus.”

Refletindo com base nesse texto, surgem diversos pensamentos sobre a nossa postura mediante as injustiças, calamidades e destruição que acontece nesse país. Talvez hoje, assim como o profeta Isaías nós choramos ao ver tantas coisas ruins acontecendo que faz com que deixemos de crer na transformação da nação. Mas esse texto é uma declaração à sua amada terra. Ele nos convida a amarmos o nosso país, nossa cidade, nossa Jerusalém. Ele nos convida a casarmos com ela e a possuirmos. Ele vê o dia em que os filhos da terra serão comprometidos a tal ponto que não a abandonarão, mas serão como guardas nos muros de uma cidade em tempos de guerra, que vigiam, zelam e a protegem. Gente aliançada, que não descansa até ver a paz e a prosperidade estabelecidas.
A transformação do Brasil não está no governo e na sua política, nem tão pouco na economia. A transformação do Brasil está em cada brasileiro que, com a sua luta diária por amor a terra fará a diferença entre as nações. Nós, povo brasileiro, devemos nos casar com essa pátria chamada Brasil, e assim como o marido cuida, zela e protege sua esposa, é a nossa atitude com o nosso país. Cada brasileiro tem o seu valor e o seu devido lugar nessa batalha diária em busca da transformação do país.