domingo, 29 de novembro de 2009

Sonho ou realidade? Em que mundo eu vivo?

Ultimamente tenho tido dias corridos e às vezes calmo (até demais). Semana passada eu hospedei um polonês que mora nos Estados Unidos. Era a primeira visita dele ao Brasil e ele a princípio ficaria distante do centro da cidade. Ele me pediu hospedagem e eu falei com a minha mãe, ela aceitou. Tudo fluiu normal e passávamos a maior parte do tempo fora de casa visitando os cartões postais da cidade. Ele gostou e muito do que viu. Alguns achavam que isso era loucura, mas eu achava que não. É seguro você hospedar um estrangeiro que você nunca viu na vida? Sim! Mas espere, quem é o estrangeiro em um país estrangeiro onde todos não falam a sua língua? Na verdade, quem corria riscos não era eu, mas ele, o estrangeiro. Eu estava em minha terra, debaixo das leis do meu país e todos entendem o que eu falo. Mas muitos não viam a situação dessa maneira. É engraçado como os outros gostam de botar você em risco mesmo que você realmente esteja em risco.
De uma forma ou de outra, tudo ocorreu bem. Fiz a minha parte como anfitrião e mais um hóspede foi embora satisfeito de sua hospedagem. Agora me sinto mais confiante em ter o meu próprio hotel.
Falando sobre isso com alguns amigos, eles ficaram preocupados, e muito. Me fizeram pensar se isso realmente vale a pena e se realmente eu devo fazer isso mais vezes. A preocupação deles foi nítida e espantosa. Eu me lembro de suas reações quando eu perguntei o que eles achavam e isso me deixou entristecido. Eles foram tão mãe comigo que se eu tivesse dado ouvidos a eles, eu teria perdido um ótimo fim de semana.
Hoje tive a oportunidade de conhecer novas pessoas membros do CouchSurfing em um apartamento em Botafogo. Eu estava super contente em poder ter a chance de ir, e o meu nome estava na lista, mas conversando com uma amiga, eu resolvi que era melhor eu ficar em casa. Foi difícil ter que enviar um email pedindo desculpas ao anfitrião por não poder ir, mas eu consegui. Após isso eu penso: Será que estou fazendo a coisa certa em conhecer pessoas da internet que nunca vi; passear com elas no Rio de Janeiro; hospedá-las? Será que a minha vontade de ter um hotel está me deixando cego para os perigos que corro ou estou sendo apenas um jovem que está começando a viver agora e precisa de história para contar?
Será que estou sendo louco em fazer a única coisa que me dá diversão?